sexta-feira, 4 de novembro de 2011

O RESPEITO DOS JOVENS PELOS IDOSOS E A TRANSFERÊNCIA DA EXPERIÊNCIA.

"COLABORADORES DE DEUS
As crianças devem ser educadas de tal maneira que simpatizem com os idosos e enfermos, e desejem aliviar os sofrimentos dos pobres e oprimidos. Deve-se-lhes ensinar a serem diligentes no trabalho missionário; e, desde tenra idade, inculcar-lhes a abnegação, o sacrifício pelo bem dos outros e o progresso da causa de Cristo, para que possam ser colaboradores de Deus. — Testemunhos Para a Igreja 6:429. {CONSELHOS AOS IDOSOS 44.1}

Muitos jovens de pouca experiência são agressivos, não manifestam reverência por idade ou cargos e se ofendem ao serem aconselhados ou reprovados. Já temos mais destes presunçosos do que precisamos. Deus requer jovens modestos, calmos e sensatos, e homens de idade madura, equilibrados nos princípios, que possam orar e falar, que se levantem diante dos idosos e que tratem os cabelos brancos com respeito. — The Review and Herald, 13 de Novembro de 1883. {CONSELHOS AOS IDOSOS 44.2}

Deus ordenou, especialmente, afetuoso respeito para com os idosos. Diz Ele: “Coroa de honra são as cãs, achando-se elas no caminho da justiça.” Provérbios 16:31. Elas falam de batalhas feridas, vitórias ganhas, encargos suportados e tentações vencidas. Falam de pés fatigados próximos de seu descanso, de lugares que logo se vagarão. Ajudem as crianças a pensar nisto, e elas por meio de sua cortesia e respeito suavizarão o caminho dos que são idosos, e trarão graça e beleza a sua própria vida juvenil ao atenderem a ordem: “Diante das cãs te levantarás, e honrarás a face do velho.” Levítico 19:32. — Educação, 244. {CONSELHOS AOS IDOSOS 44.3}

GUARDAR A MEMÓRIA DE PIONEIROS
À medida que avançavam com abnegação e sacrifício próprio, Deus deu Suas bênçãos aos que se dedicaram à obra no princípio da mensagem. Eles tiveram que aprender muito, cometeram seus erros, e precisaram de contínua orientação e conselho, mas tiveram razões para gratidão constante porque a obra avançou a despeito da pobreza e da falta de facilidades. Eles envidaram todos os esforços para fazer desta causa um sucesso, para construir os edifícios necessários ao desenvolvimento adequado da obra; e sob todas as circunstâncias o Senhor os guiou. {CId 25.3}

Os que entram na obra mais tarde e encontram as coisas prontas nas suas mãos, deveriam pelo menos esforçar-se para pagar o débito que têm para com o Senhor e os obreiros que viveram antes deles, levando a verdade para novos territórios, até que chegue a todas as nações, tribo língua e povo. Em todos os países se devem despertar homens e mulheres para levar avante a mesma obra começada pelos que foram postos de lado pelo descanso. A memória desses pioneiros deve ser conservada e, dos tesouros da sua experiência, os obreiros de hoje devem aprender a passar de uma linha do trabalho avançado para outra, seguindo os métodos declarados pelo Espírito Santo em harmonia com Deus e sustentando os princípios ordenados na Palavra, levando o combate ativo a novos campos. — GCB, Terceiro Trimestre, 1900, pág. 164. {CONSELHOS AOS IDOSOS 25.4}

EVITAR CRÍTICAS AOS PIONEIROS
Vi que Deus Se desagrada da disposição de algumas pessoas para murmurar contra aqueles que travaram os mais árduos combates por elas, e que suportaram tanto no começo da mensagem, quando a obra era árdua. Deus considera os obreiros experientes, que trabalharam muito sob o peso de opressivas responsabilidades, quando não havia senão poucos para ajudar a fazer face às mesmas. Ele tem um zeloso cuidado por aqueles que se têm demonstrado fiéis. Desagradam-Lhe os que estão prontos a criticar e a reprovar os servos de Deus que encaneceram na edificação da causa da verdade presente. — Testemunhos Para a Igreja 3:320 e 321. {CId 26.1}
Que ninguém deprecie os que foram escolhidos de Deus, que lutaram varonilmente as batalhas do Senhor, os que entreteceram seu coração, alma e vida na causa e na obra de Deus, que morreram na fé e que são participantes da grande salvação comprada para nós pelo nosso Salvador que levou os nossos pecados e nos deu o Seu perdão. Deus não entregou a homem algum a tarefa de reproduzir as falhas deles e de apresentar seus erros a um mundo que jaz na impiedade e a uma igreja composta de muitos que são fracos na fé. {CId 26.2}

Deus não colocou sobre homem algum o encargo de reviver faltas e erros de vivos ou mortos. Ele quer que Seus obreiros apresentem a verdade para este tempo. Não se fale dos erros de irmãos que estejam vives, e silencie-se sobre as faltas dos que estão mortos. Que os erros e faltas deles fiquem onde Deus os colocou lançados nas profundezas do mar. Quanto menos for dito pelos que professam crer na presente verdade a respeito das faltas e erros dos servos de Deus, tanto melhor será para sua própria alma e para as dos que Cristo comprou com Seu próprio sangue. — The Review and Herald, 30 de Novembro de 1897". {CONSELHOS AOS IDOSOS 27.1}

Nenhum comentário: