sexta-feira, 14 de novembro de 2014

DIPLOMA NÃO QUALIFICA PARA SER PROFESSORA.

Conselho a um professor irritadiço
Os primeiros sete anos têm muito que ver com a formação do caráter
Não se pode acentuar demasiado a importância da educação ministrada à criança em seus primeiros anos. As lições que a criança aprende durante os primeiros sete anos de vida têm mais que ver com a formação de seu caráter, do que tudo que ela aprenda em anos posteriores. — Medicina e Salvação, 2 (1903); Orientação da Criança, 193. – {MCP1 149.3}
As primeiras lições raramente são esquecidas
Nem as crianças, nem os bebês, nem os jovens devem ouvir uma palavra impaciente do pai, da mãe, ou de qualquer membro da família; pois muito cedo na vida recebem as impressões, e aquilo que os pais deles fazem hoje, serão eles amanhã, e no dia seguinte, e no imediato. As primeiras lições impressas na criança, raras vezes são esquecidas. – {MCP1 149.4}
As impressões feitas no coração, no princípio da vida, são vistas em anos posteriores. Podem estar sepultadas, mas raras vezes serão obliteradas. — Medicina e Salvação, 57 (1897); Orientação da Criança, 193, 194. – {MCP1 149.5}

Cada professor tem seu próprio traço peculiar de caráter sobre o qual vigiar, a fim de que Satanás não se sirva dele como agente seu, para destruir almas por seus traços de caráter não consagrados. A única segurança dos professores está em aprender diariamente na escola de Cristo Sua mansidão, Sua humildade de coração; então o próprio eu se ocultará em Cristo, e ele tomará humildemente o jugo de Cristo, convencido de que está tratando com Sua herança. – {MCP1 191.4}
Devo declarar-lhe ter-me sido mostrado que nem sempre têm sido postos em prática os melhores métodos no trato dos erros e mal-entendidos de estudantes, e em consequência almas têm sido postas em perigo, perdendo-se mesmo algumas. Professores de mau gênio, movimentos imprudentes, dignidade própria têm feito má obra. Não existe forma de vício, mundanidade ou alcoolismo que tenha efeito mais daninho sobre o caráter, amargurando a alma, pondo em cortejo males que suplantam o bem, do que paixões humanas não postas sob o controle do Espírito de Deus. A ira, o sentir-se melindrado, agitado, jamais compensará. – {MCP1 192.1}
Quantos filhos pródigos são excluídos do reino de Deus devido ao caráter desleixado dos que alegam ser cristãos! Ciúme, inveja, orgulho, sentimentos descaridosos, justiça própria, suscetibilidade, suspeitar mal, rispidez, frieza, falta de simpatia — eis os atributos de Satanás. Os professores depararão com esses defeitos, no caráter dos estudantes. É tremenda tarefa ter de tratar com isso; mas ao buscar eliminar esses males, o obreiro tem freqüentemente, contraído atributos semelhantes, que têm maculado a alma da pessoa com quem está tratando. — Counsels to Parents, Teachers, and Students, 50 (1893). – {MCP1 192.2}
Precisam de temperamento equilibrado
Os mestres que trabalham nesta parte da vinha do Senhor, precisam ser senhores de si mesmos, de modo a dominar o temperamento e os sentimentos, mantendo-os sujeitos ao Espírito Santo. Devem dar provas de possuir, não uma experiência unilateral, mas espírito bem equilibrado, caráter simétrico. — Conselhos aos Professores, Pais e Estudantes, 191 (1913), [no inglês]. – {MCP1 192.3}MENTE, CARÁTER E PERSONALIDADE.

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