terça-feira, 27 de janeiro de 2015

A SALVAÇÃO É UMA EXPERIÊNCIA PESSOAL NÃO EMPRESTADA.

A parábola das dez virgens de Mateus 25 também ilustra a experiência do povo do advento. Aqui se faz referência à igreja que vive nos últimos dias. Sua experiência é ilustrada pelos incidentes de um casamento oriental. – {GCC 175.4}
“Então o reino dos Céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram a encontrar-se com o noivo. Cinco dentre elas eram néscias, e cinco prudentes. As néscias, ao tomarem as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo; no entanto, as prudentes, além das lâmpadas, levaram azeite nas vasilhas. E, tardando o noivo, foram todas tomadas de sono, e adormeceram. Mas, à meia-noite, ouviu-se um grito: Eis o noivo! saí ao seu encontro”. Mateus 25:1-6. – {GCC 175.5}
A vinda de Cristo, conforme anunciada pela mensagem do primeiro anjo, era entendida como representada pela vinda do esposo. A reforma espiritual que se generalizou sob a proclamação de Sua segunda vinda correspondeu à saída das virgens. Nessa parábola, todas haviam tomado suas lâmpadas, a Bíblia, e saíram “a encontrar-se com o noivo”. Mas, enquanto as néscias “não levaram azeite consigo”, “as prudentes, além das lâmpadas, levaram azeite nas vasilhas”. A última classe tinha estudado as Escrituras a fim de aprender a verdade e possuía uma experiência pessoal, uma fé em Deus que não poderia ser derrotada pelo desapontamento e demora. Outros haviam sido movidos pelo impulso, sendo seus temores provocados pela mensagem. Haviam dependido da fé dos irmãos, satisfeitos com a luz vacilante das boas emoções, sem uma compreensão perfeita da verdade ou uma obra genuína da graça no coração. Estes haviam “saído” para encontrar o Senhor sob a perspectiva de recompensa imediata, mas não se achavam preparados para a demora e desapontamento. Sua fé fracassou. – {GCC 176.1}
“Tardando o noivo, foram todas tomadas de sono, e adormeceram.” Pela tardança do noivo é representada a passagem do tempo, o desapontamento, a aparente demora. Aqueles cuja fé se baseava no conhecimento pessoal da Bíblia, tinham sob os pés uma rocha que as ondas do desapontamento não poderiam destruir. “Foram todas tomadas de sono, e adormeceram”, uma classe no abandono de sua fé, a outra aguardando pacientemente até que luz mais clara fosse proporcionada. Os que eram superficiais não poderiam por mais tempo apoiar-se na fé dos irmãos. Cada qual tinha de, por si mesmo, ficar em pé ou cair. – {GCC 176.2} GRANDE CONFLITO CONDENSADO.

Nenhum comentário: